Acho que estou com doença do trabalho, o que fazer?

Mulher não se sentindo bem

Você está com algum mal-estar ou problema de saúde e acha que pode ser por causa do seu trabalho? Se a resposta for sim, é muito importante que você saiba o que fazer. Neste texto, nós vamos ajudar a esclarecer algumas dúvidas e dar dicas valiosas para quem acha que pode estar sofrendo com uma doença que veio do trabalho. Sua saúde, sua capacidade de continuar trabalhando e a segurança do seu futuro e da sua família são muito importantes. Não se preocupe, nós estamos aqui para apoiar você nesse processo. Vamos conversar sobre isso juntos e, lembre-se, estamos aqui para ajudar você no que for preciso. Vamos nessa!

1. Fique de olho nos sinais

É muito importante ouvir o que o seu corpo e a sua mente estão tentando dizer. Sabemos que nem sempre é fácil, mas algumas dicas podem ajudar você nesse processo. Então, preparamos um passo a passo para te ajudar a identificar se o que você está sentindo pode ser uma doença que veio do trabalho.

  • Passo 1 – Observação: Comece prestando atenção em você mesmo. Você está sentindo dores que não passam? Tem tido problemas para respirar? Ou está passando por momentos de muito estresse ou ansiedade?
  • Passo 2 – Conexão: Tente conectar esses sintomas com o seu trabalho. Eles aparecem ou pioram nos dias de trabalho ou depois de uma tarefa específica? Ou, se você já não está mais trabalhando, eles apareciam ou pioravam quando você ainda estava no emprego?
  • Passo 3 – Registro: Anote seus sintomas e observações. Manter um registro pode ajudar a identificar padrões e será útil se você precisar explicar a situação para um médico ou advogado.
  • Passo 4 – Atenção: Não ignore esses sinais. Eles são muito importantes e podem indicar que você está com uma doença que veio do trabalho.

2 Corra atrás de ajuda médica

Se você está se sentindo mal e suspeita que pode ter algo a ver com o trabalho, o primeiro passo é cuidar da sua saúde. Você merece atenção e tratamento adequados, e é crucial procurar ajuda médica para entender o que está acontecendo. Não deixe para depois, cuide de você agora mesmo. Aqui vão alguns passos que você pode seguir:

  • Passo 1 – Atendimento médico: Não perca tempo, procure um médico o mais rápido possível. Só um profissional da saúde poderá te dar um diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento para o seu caso.
  • Passo 2 – Conversa com o médico: Quando estiver com o médico, conte tudo sobre o seu trabalho e os sintomas que você está sentindo. Não deixe nada de fora. Isso pode ser muito importante para o médico entender o que está acontecendo.
  • Passo 3 – Pergunte ao médico: Pergunte ao seu médico se ele acredita que a sua doença pode ter relação com o seu trabalho. Se ele achar que sim, peça para que ele escreva isso. Além disso, mesmo que ele não veja relação direta entre a doença e seu trabalho, se você perceber que o trabalho está lhe causando dores, desconforto ou piora do seu quadro clínico, converse sobre isso com ele. Se achar necessário, peça ao seu médico para recomendar uma mudança de função.
  • Passo 4 – Documentos médicos: É muito importante guardar todos os documentos médicos que você receber. Receitas, atestados, exames, tudo. Eles são a prova do que aconteceu e de como você se sentiu. Se você perdeu algum documento, não se preocupe. Você tem o direito de pedir uma cópia do seu prontuário no lugar onde você foi atendido.
Consulta médica

3. Informe seu empregador

Ao dar prioridade a sua saúde você automaticamente passa a ter documentos comprobatórios de seu estado de saúdo, agora é hora de informar seu empregador. É muito importante que seu chefe ou a pessoa responsável na sua empresa saiba o que está acontecendo. Isso é essencial porque a empresa tem a obrigação legal de garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos. Aqui vão algumas dicas para te ajudar nesse processo:

  • Passo 1 – Documentos: Entregue, mediante recibo, uma cópia dos seus atestados médicos para a empresa. Eles são a prova de que você procurou ajuda médica e de que está cuidando da sua saúde.
  • Passo 2 – Comunicação: Converse com o seu chefe ou com o departamento de Recursos Humanos da empresa. Conte sobre a sua suspeita de que a doença pode ter relação com o trabalho. Além disso, informe que, caso seja necessário um afastamento superior a 15 dias, a empresa deve fazer a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).
  • Passo 3 – CAT: A CAT é um documento muito importante que registra o acidente ou doença relacionada ao trabalho. Se a empresa se recusar a emitir a CAT, saiba que você mesmo pode emitir, ou então o sindicato da sua categoria, a autoridade sanitária ou o médico que te atendeu. Caso precise de ajuda para emitir a CAT, procure imediatamente o sindicato.
  • Passo 4 – Cópias: Sempre tire cópias de todos os documentos antes de entregá-los na empresa. É importante ter um registro de tudo que foi entregue. Ainda mais que há empresas que se recusam a dar recibo dos documentos.
  • Passo 5 – Guardando documentos: Mantenha todos os seus documentos guardados e organizados em um lugar seguro. Eles podem ser muito importantes no futuro.

4. Conheça seus direitos e benefícios

Quando a gente fala em doença ocupacional, é muito importante conhecer os seus direitos. Afinal, nosso objetivo é garantir que você seja tratado com justiça e dignidade. Então, vamos lá!

trabalhador esperançoso

Direito à saúde e à recuperação funcional: Conforme nossa Constituição Federal, no artigo 196, a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Além disso, o artigo 18, c) da Lei 8.213/91 reforça que a reabilitação funcional é benefício integrante do Regime Geral de Previdência Social.

Auxílio-doença acidentário (B91): Este benefício, regulamentado pela Lei 8.213/91, artigo 19, 20 e 21, é destinado a trabalhadores que sofreram acidentes ou doenças por causa do trabalho. Ele garante uma renda enquanto você se recupera e, além disso, dá direito à estabilidade provisória por 12 meses após o retorno ao trabalho.

Estabilidade provisória no emprego: A Lei 8.213/91, no artigo 118, garante que o trabalhador que sofreu um acidente de trabalho tem direito à estabilidade no emprego por um período de 12 meses após a cessação do auxílio-doença.

Aposentadoria por invalidez: Em casos mais graves, quando a doença ocupacional impede o retorno ao trabalho de forma definitiva, o trabalhador pode ter direito à aposentadoria por invalidez, conforme o artigo 42 da Lei 8.213/91.

Indenização por danos materiais: Caso você tenha gastos médicos ou precise de tratamento contínuo por causa da doença ocupacional, tem direito à indenização por danos materiais, como determina o Código Civil nos artigos 188, 949 e 950. Isso pode incluir o recebimento de uma pensão, caso a doença resulte em incapacidade parcial ou total.

Indenização por dano moral: O trabalhador que sofreu uma doença ocupacional também pode ter direito à indenização por dano moral, conforme o artigo 5º, inciso X, da Constituição Federal e art. 186 do Código Civil. Afinal, além do impacto físico, uma doença ocupacional pode causar muitos transtornos emocionais.

Lembre-se, esses direitos estão aí para proteger você. Se tiver alguma dúvida sobre como eles se aplicam à sua situação, não hesite em entrar em contato conosco. Estamos aqui para ajudar!

Conclusão

Nós conversamos sobre muitas coisas importantes aqui, não é mesmo? Então, vamos fazer um pequeno resumo para que você não se esqueça de nada.

Primeiro, nós falamos sobre a importância de prestar atenção aos sinais e sintomas que o seu corpo te dá. Se você está sentindo dores, desconforto ou qualquer coisa estranha que possa estar relacionada ao seu trabalho, é essencial não ignorar.

Depois, enfatizamos a necessidade de buscar atendimento médico. Seja qual for a situação, sua saúde deve sempre vir em primeiro lugar. Lembre-se de manter toda a documentação médica e solicitar ao médico a possibilidade de relacionar a doença com o trabalho, e até mesmo a mudança de função, se necessário.

Falamos também sobre a comunicação com o empregador e a importância da emissão da CAT. Mantenha sempre um diálogo aberto e documente tudo que for possível.

Além disso, exploramos os seus direitos e benefícios, que incluem o auxílio-doença acidentário, a estabilidade provisória no emprego, a aposentadoria por invalidez e as indenizações por danos materiais e morais.

Por último, destacamos o papel fundamental de um advogado especializado para ajudar a garantir que seus direitos sejam respeitados.

Lembre-se, você não está sozinho nessa jornada. Por mais desafiadora que a situação possa parecer, há sempre esperança e suporte disponível para você. E nós estamos aqui, prontos para ajudar você em cada passo do caminho.

Caso queira saber como ajuizar você mesmo uma Reclamatória Trabalhista sobre doença ocupacional, acesse o seguinte endereço: https://mouraoadvogados.adv.br/doencas-ocupacionais/

Se ficou com alguma dúvida ou precisa de mais informações, não hesite em entrar em contato conosco. Nosso maior objetivo é garantir que você tenha a assistência e o apoio que precisa.

Luciano Mourão

Luciano Mourão

Advogado pós-graduado em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Previdenciário, com atuação há mais de 15 anos.

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